A nossa aventura a viajar no México em julho de 2024 foi a segunda etapa da nossa viagem à volta do mundo. A cidade onde começámos foi Puerto Vallarta, que nos recebeu da melhor forma. Se procuras o que fazer em Puerto Vallarta, estás no sítio certo, mas esta publicação foca-se apenas nas nossas experiências e opiniões. Não vamos incluir atividades que não fizemos.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Esquece o email, junta-te ao nosso canal no Telegram!
Dicas exclusivas e conteúdo sem spam, direto no teu telemóvel.
Porque decidimos visitar Puerto Vallarta
O México é um país vasto e sabíamos que nunca conseguiríamos ver tudo. Escolhemos locais que mais nos interessavam e que despertavam a nossa curiosidade pela cultura mexicana. Mesmo não sendo a primeira vez no país, desta vez visitámos num registo diferente, durante uma viagem longa a vários países. Puerto Vallarta captou a nossa atenção por vários motivos: é um destino de praia no Pacífico, é acolhedor e inclusivo com uma forte presença da cultura LGBT, e o voo que encontramos de Vancouver (cidade no Canadá que visitámos antes de Puerto Vallarta) era conveniente, apesar de ter sido cancelado duas vezes, obrigando-nos a fazer escala nos EUA.
Onde ficar na Zona Romântica em Puerto Vallarta
Durante a nossa estadia na Zona Romântica de Puerto Vallarta, optámos por ficar no Hotel Posada de Roger. Este hotel encantador oferece um ambiente acolhedor e tradicional, com um toque autêntico mexicano. Além de ter uma localização privilegiada, próximo de restaurantes, bares e praias, o Hotel Posada de Roger proporciona um ótimo serviço e comodidades confortáveis.
Na Zona Romântica, há uma vasta gama de opções de alojamento para todos os gostos e orçamentos. Desde hotéis boutique charmosos e casas de hóspedes acolhedoras até apartamentos modernos e luxuosos resorts à beira-mar, encontrarás o tipo de acomodação ideal para a tua estadia. Quer prefiras a conveniência de um hotel com serviços completos, a intimidade de uma guesthouse ou a independência de um apartamento, a Zona Romântica tem algo para oferecer a cada tipo de viajante.
O que fazer em Puerto Vallarta (Zona Romântica)
Playa Punta Negra
Visitámos a Playa Punta Negra, que fica um pouco fora da Zona Romântica, e foi a nossa praia favorita. Pela manhã, é menos movimentada e o mar é mais transparente. Para chegar lá, apanha-se um autocarro local aqui (mesmo em frente à loja de conveniência Oxxo), com bilhete pago ao motorista, custando cerca de 100 pesos por pessoa, por trajeto. A viagem dura cerca de 15 minutos e é necessário solicitar a paragem ao motorista na paragem El Nogalito. O Google Maps é útil para acompanhar o percurso. O acesso à praia é discreto, e na primeira vez acabámos por entrar na praia errada.
Aqui deixamos as localizações exatas e fotos da entrada para evitar confusões. No local, há uma pequena barraquinha que vende bebidas e petiscos, além de alugar chapéus e cadeiras de praia.
Playa Los Muertos
A Playa de Los Muertos é a praia principal da Zona Romântica e uma das coisas que não pode deixar de estar na tua lista de o que fazer em Puerto Vallarta, com o melhor areal e acesso ao mar, na nossa opinião. É um ponto de encontro da comunidade LGBT, onde todos são bem-vindos.
Visitar o Mercado na Plaza de Armas
A Plaza de Armas tem um mercado de comida de rua, frequentado por muitos locais. A Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe confere uma atmosfera especial ao local.
Caminhar no Malecón
O Malecón é uma promenade junto ao mar, com cerca de 1 km de comprimento. Ao longo do caminho, além da vista, encontramos comida de rua, vendedores de artesanato e animação de rua. É um passeio agradável tanto de dia quanto à noite.
Comer Tacos
Duas das nossas taquerias favoritas foram a Sonorita e o Pancho’s Takos. Cada uma oferece uma variedade deliciosa de tacos, perfeitos para uma refeição rápida e saborosa. No segundo, normalmente, é preciso esperar algum tempo.
Beber Corona
Esta é fácil de encontrar em qualquer local. Adorámos sentar numa esplanada à beira-mar e beber uma ou duas. Não te esqueças de experimentar com lima e sal. Outras cervejas populares como a Modelo e a Pacífica também são ótimas.
Ver o pôr do sol no mar
Apreciar o pôr do sol numa das praias da Zona Romântica foi um dos momentos altos da nossa visita. A Praia dos Arcos é uma das melhores opções para isso.
Apreciar a arte de rua
Em vários locais da Zona Romântica, é possível ver pinturas em paredes públicas. Aproveitámos para tirar algumas fotos enquanto apreciávamos estas obras de arte.
Experimentar comida internacional
Puerto Vallarta não se resume apenas a tacos e comida mexicana. Experimentámos um hambúrguer e bowls vegan que adorámos, especialmente com o calor que se fazia sentir.
Tomar o pequeno-almoço num restaurante especializado
Há muitos locais especializados em pequeno-almoço na cidade, que só abrem de manhã. Experimentámos o Pancake House e o Azul Bistro. Panquecas, ovos e tostas são algumas das opções que recomendamos.
Dicas de Segurança
- Seguro de viagem: O acesso e custo de despesas de saúde no México podem ser desafiantes. Se não tens um seguro de viagem, recomendamos que adquiras um, como o da Heymondo.
- Zonas a evitar: Como em qualquer destino, evita ir a lugares desconhecidos sem verificar antes se são seguros, especialmente à noite. A Zona Romântica é geralmente segura, mas adota sempre medidas básicas de segurança.
- Regras de segurança básicas: Mantém um olhar atento sobre os teus pertences, especialmente em transportes públicos e locais com grandes aglomerados de pessoas. Desconfia de pessoas que oferecem serviços ou produtos de forma insistente, e informa-te sobre atividades legais e ilegais no país. Em caso de dúvida, fala com o teu alojamento ou com as autoridades locais.
Dicas de viagem
- Transportes: O Uber funciona bem em todo o lado e foi conveniente principalmente à chegada e ao regresso ao aeroporto. Na chegada, os Ubers normalmente aguardam na área de partidas, do lado de lá de uma ponte pedonal que existe à esquerda do aeroporto. Usámos apenas transportes públicos para irmos à Playa Punta Negra e funcionaram bem.
- Dados Móveis: Existem algumas redes Wi-Fi públicas e a maioria dos restaurantes têm Wi-Fi, mas para sair da cidade e chamar Ubers, foi importante termos dados móveis. Com a MobiMatter, podes obter até 50% de desconto com o código TWOBYTHEWORLD na compra de um eSIM.
- Explorar a Pé: A Zona Romântica é perfeita para ser explorada a pé. As ruas são charmosas e cheias de lojas, restaurantes e galerias de arte. Lembra-te de usar calçado confortável.
- Pagamentos: Muitos locais apenas aceitam dinheiro. Normalmente, usamos um cartão sem taxas internacionais para levantar dinheiro nos ATM dos bancos locais. Há sempre uma taxa a pagar pelo levantamento.
- Clima: Puerto Vallarta tem um clima tropical, por isso é essencial ter protetor solar, chapéu e roupas leves. A época das chuvas é de junho a outubro, mas mesmo assim, o clima continua quente.
- Entretenimento: A Zona Romântica é famosa pela sua vida noturna vibrante. Há muitos bares, clubes e shows, especialmente ao longo da Calle Olas Altas. Aproveita para curtir a música ao vivo e dançar.
Planeias viajar para Puerto Vallarta?
- Precisas de seguro de viagem? Encontra um seguro de viagem com a Heymondo (5% desconto)
- Encontra o maior seleção de alojamentos com o Booking
- Precisas de dados móveis para a tua próxima viagem? Obtém 5% de desconto no teu eSim Holafly e fica conectado sem limites
- Encontra as tuas atividades com o GetYourGuide
- Encontra transportes para Puerto Vallarta com o 12Go
- Encontra atividades ao ar livre com a Manawa
- Aluga o teu carro com a Discovercars
- Reserva o teu voo com o Skyscanner
Se estás a planear uma viagem, verifica os nossos recursos de viagem.
Atividades em Puerto Vallarta
Esta publicação inclui links afiliados que contribuem para o suporte deste projeto, permitindo-nos criar conteúdo de qualidade de forma gratuita para ti. Ao utilizares os nossos links afiliados, os parceiros com os quais colaboramos direcionam uma pequena parte da comissão para apoiar este projeto, sem qualquer custo adicional para ti.
Aviso legal: Todas as informações neste blog são para fins informativos. Os leitores devem usar o conteúdo com cuidado e verificar sua precisão antes de tomar decisões financeiras ou de viagem. Este blogue não se responsabiliza por quaisquer consequências decorrentes do uso das informações fornecidas.