O orçamento para uma volta ao mundo é dos pontos mais importantes a ter em conta ao planear uma viagem deste género. Depois de definirmos o nosso itinerário surge automaticamente a questão: quanto vou gastar na minha volta ao mundo?
Esta pergunta não tem uma resposta simples e igual para todos os que decidem fazer uma viagem destas. Tudo vai depender do teu itinerário, da forma como te vais deslocar, dos tipos de alojamento onde vais ficar, das atividade e ainda de outros fatores.
O nosso processo de construção do orçamento para uma volta ao mundo foi demorado, até chegarmos a um valor que nos fosse confortável. Claro que fomos forçados a ajustar o que queríamos fazer, no entanto também houve pontos em que não queríamos ceder. Para quem faz uma viagem de volta ao mundo pela primeira vez, será uma experiência única, daí, não fará sentido, por exemplo, atravessar o mundo e deixar de visitar um local ou de fazer uma actividade apenas porque queremos manter o orçamento o mais baixo possível.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Esquece o email, junta-te ao nosso canal no Telegram!
Dicas exclusivas e conteúdo sem spam, direto no teu telemóvel.
O Método
O método que usámos para planear o nosso orçamento para uma volta ao mundo baseou-se na construção de uma folha de cálculo que nos permitiu fazer as contas, o planeamento e ajustar o orçamento de forma automática.
A primeira tarefa foi colocar o itinerário detalhado nessa folha de cálculo e, com a ajuda da Lonely Planet e do Budget Your Trip, conseguimos perceber qual seria o valor diário para cada cidade. Este tipo de recursos permitem-te perceber qual o valor que vais gastar diariamente de acordo com o tipo de alojamento, e tipo de viagem. Para o nosso planeamento usámos como referência os valores de uma viagem de nível médio.
Para além disto, a folha de cálculo que fizemos, permite-nos orçamentar todos os itens da viagem, e ainda, durante a viagem vamos poder usá-la para percebermos se estamos dentro ou acima do orçamento.
Quanto vou gastar em voos
Planear o orçamento para os voos é uma tarefa que leva bastante tempo, porque obriga-te sempre a olhares de novo para o itinerário e começar a decidir que voos vais apanhar para começares a perceber o valor que vais gastar.
O problema é que normalmente só consegues pesquisar voos com mais ou menos um ano de antecedência, logo, se começares o teu planeamento antes, tens que estimar o valor real dos voos que escolheres por voos noutras datas.
Podes usar o Skyscanner ou o Hopper para pesquisar os voos e obter uma estimativa do valor, no entanto, o Skyscanner tem mais voos disponíveis do que o Hopper. O Hopper tem a vantagem de te informar se é uma boa altura para comprar o voo ou se é melhor esperar por preços melhores.
Faz as reservas dos voos utilizando o Skyscanner
Quanto vou gastar em acomodação
A acomodação normalmente está incluída no orçamento diário de acordo com a cidade ou país em questão. Tentámos dar alguma folga no orçamento diário para podermos gastar um pouco mais em alojamento.
Outra forma de fazer o orçamento é pesquisar os preços médios de alojamento de acordo com o teu itinerário e não os contabilizar no orçamento diário. Assim também consegues ter mais precisão no orçamento, uma vez que os dias em que estás em viagem durante a noite, não estás a contabilizar o valor do alojamento.
Dependendo do itinerário e das alturas do ano, poderás ter variações significativas no preço, por isso aconselhamos-te a verificares para cada local se existem eventos especiais ou se é época alta ou não.
Procura o teu hotel ou apartamento com o Booking
Quanto vou gastar em despesas diárias
A melhor forma de estimares quanto vais gastar em despesas diárias para locais que nunca tenhas visitado antes é usares os valores médios. A Lonely Planet e a Budget Your Trip, dão-te os valores para viagens económicas, médias e de luxo. Podes retirar destas fontes muita informação que te vai ajudar a perceber quanto vais gastar.
Estes valores médios incluem algumas atividades, mas as mais caras, como por exemplo mergulhar com tubarões, saltar de paraquedas ou fazer um safari, devem ser tidas em consideração à parte.
Quanto vou gastar em atividades
Esta é uma das áreas mais difíceis de orçamentar por te obrigar a decidir que atividades podes fazer e quais vais ter que abdicar. É claro que também não deves ser demasiado restritivo. Se tens orçamento, não deves deixar de fazer algo num local remoto apenas por causa do preço, podes tentar balancear e poupar noutras coisas.
Muitas da atividades mais turísticas devem ser planeadas e marcadas online com alguma antecedência. Existem milhões de pessoas a viajarem todos os dias e os locais de interesse para a maioria das pessoas têm muita afluência. Podes conseguir promoções em algumas das atividades, marcando com antecedência.
Quanto vou gastar em Seguros de Viagem
O seguro de viagem vai depender muito da duração da tua viagem e dos países que vais visitar. Recomendamos utilizar a Heymondo para teres uma ideia do valor do teu seguro.
Não te esqueças que numa viagem deste tipo é importante segurares também os teus gadgets mais importantes.
Podes ver mais informações sobre seguros de viagem aqui
Quanto vou gastar em acessórios de viagem
O que precisas afinal para a tua viagem de volta ao mundo? Se fores uma pessoa habituada a viajar, decerto que a maioria do equipamento já tens de outras viagens. Numa viagem de volta ao mundo não precisas de muitas coisas extra. Recomendamos que vejas a nossa publicação sobre os nossos acessórios de viagem essenciais.
O mais importante é teres uma mochila confortável e não demasiado grande, uma vez que serás tu que vais andar com ela às costas durante toda a viagem.
Quanto vou gastar em Vistos
O valor a gastar em vistos depende de vários factores:
- Itinerário;
- Nacionalidade;
- Duração da Estadia.
Garante que consultas as informações consulares e das embaixadas para saberes os países em que é necessário visto e qual o seu valor.
Aconselhamos a que tudo o que for possível pedir antes de iniciares a tua viagem, peças. Assim já estás mais descansado e menos dependente de outros serviços consulares noutros países.
Podes ver mais informações sobre os vistos aqui. Esta página tem um serviço de pedido de vistos, mas caso pretendas não pagar comissões adicionais, recomendamos que a uses apenas para obteres a informação sobre os vistos para os paises para onde vais viajar.
Quanto vou gastar em medicamentos e imunizações
Se viajas regularmente, provavelmente a maioria das imunizações já foram feitas. Depois de definires o teu itinerário deves fazer uma consulta do viajante para perceberes que medicamentos vais precisar e quais as vacinas recomendadas e obrigatórias para as zonas onde vais passar.
Durante a consulta são dados conselhos de saúde de acordo com os locais que vais visitar e será disponibilizada uma prescrição de medicamentos que poderás precisar. Levar estes medicamentos poderá também ajudar-te a evitares que em situações mais simples tenhas que ir a um médico ou comprar medicamentos em viagem. Para além disso, vais precisar sempre de um kit de primeiros socorros básico.
Vê aqui a nossa publicação sobre como tratar da saúde antes da viagem
Quanto devo ter para fazer face a imprevistos
Para fazeres face a imprevistos deves sempre contar com pelo menos 15% do teu orçamento total. Existe a possibilidade de perderes um voo por exemplo, e se o teu bilhete não tinha essa flexibilidade, terás que pagar taxas de alteração ou até mesmo de fazer uma nova reserva.
A maioria dos imprevistos estará coberto se fizeres um bom seguro de viagem como o da Heymondo, que te dá assistência durante toda a tua viagem e cobre a tua bagagem e os teus acessórios electrónicos.
Quanto vou precisar para despesas fixas
Ao fazeres o teu orçamento também é importante saber ao certo quanto dinheiro precisas de ter de parte para as tuas despesas fixas.
Dependendo da forma como decidires fazer a tua viagem, há despesas que se vão manter: seguro do carro, renda, telemóvel, internet e quaisquer outras obrigações que tenhas. Assim, não te esqueças de contabilizar essas despesas e adicioná-las ao orçamento.
O nosso orçamento para uma volta ao mundo
Depois de analisarmos todos estes pontos e de colocarmos todos os valores na nossa folha de cálculo, o orçamento que definimos para a nossa volta ao mundo foi (valor para duas pessoas):
30.000
Este orçamento tem em conta a viagem para duas pessoas. Com este ponto de partida sabemos que, quando tivermos assegurado esse valor podemos começar a planear e a marcar a nossa volta ao mundo.
Temos a certeza que ao longo do planeamento e da viagem o nosso orçamento para uma volta ao mundo vai sofrer alterações (quando começámos a marcar os voos reparámos logo que estávamos a gastar menos do que tínhamos planeado). Já tínhamos feito o orçamento com alguma folga e assim estamos mais seguros durante a nossa viagem.
Dicas para poupar no orçamento
- Usar uma mochila que possa ser levada como bagagem de mão pode-te ajudar a poupares nas taxas de bagagem, comprando bilhetes de avião mais económicos;
- Ter uma garrafa de água reutilizável pode-te ajudar a poupar algum dinheiro em água, principalmente em aeroportos e zonas mais turísticas;
- Ser flexível no itinerário vai-te ajudar também a poupar algum dinheiro. Numa viagem longa, se calhar não é assim tão diferente para ti viajar um dia antes ou um dia depois do que tinhas em mente, e os preços dos bilhetes podem ser bastante diferentes. Tipicamente é mais barato viajar de avião entre terça-feira e quinta-feira;
- Interagir com pessoas locais, que conhecem os sítios mais genuínos e tradicionais das cidades, pode-te ajudar a fugir dos locais turísticos, pagando preços mais baixos por alojamento, refeições, supermercado e até transportes.
- Ficar hospedado em alojamentos com cozinha permite-te poupar em refeições uma vez que podes ser tu a prepará-las, comprando os alimentos no supermercado.
Podes usar os nossos recursos de viagem quando estiveres a planear a tua viagem. A utilização destes recursos não tem qualquer custo adicional para ti mas ajuda-nos a manter este projecto
Esta é a quarta publicação da série: Como planear uma RTW. Se quiseres saber mais sobre o planeamento de uma volta ao mundo visita as outras publicações desta série.